
Ao tratar um tumor de cabeça e pescoço avaliamos inúmeros fatores, tais como o tipo, tamanho, estágio da doença e estado de saúde geral do paciente. Essa avaliação é feita por equipe médica multidisciplinar, englobando cirurgião, radioterapeuta e o oncologista, a fim de estudar as particularidades do caso antes de apresentar opções de tratamento.
A cirurgia e a radioterapia são as melhores opções para eliminar as células tumorais quando o câncer é descoberto em estágios iniciais. Já em casos mais avançados, não há um caminho óbvio. A complexidade da situação pede uma combinação de tratamentos objetivando melhores resultados.
Nesses casos é comum conciliar a radioterapia com feixes modulados, a cirurgia ou a braquiterapia com tratamentos medicamentosos como a terapia alvo, a quimioterapia, a imunoterapia.
Assim sendo, é necessário conversar com seu médico após diagnóstico para traçar um plano de ação. Ele é seu primeiro aliado nessa jornada que pode envolver odontologistas, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas. Um time que se une aos familiares e amigos nessa corrente pela vida!
Olá doutor, E para casos de Tumor trabecular hialinizante (sem metástase) é recomendado um tratamento adjuvante?