Como funciona a ablação dos nódulos da tireoide?
- Dr Ruy Gomes Neto
- 3 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2022

Esse é um tópico frequente em consultas. Boa parte dos pacientes querem saber como funciona essa técnica e se essa é uma opção aplicável em seu caso. A ablação por radiofrequência (RFA), é uma técnica minimamente invasiva de grande sucesso usada no tratamento de diversos tipos de tumores. De uns anos para cá nós exportamos essa metodologia para o tratamento de nódulos benignos da tireoide. E somente eles.
O procedimento é super eficaz e seguro, pode ser realizado com uma anestesia local e guiado continuamente por ultrassonografia. A técnica dispensa cortes, é feita a inserção de uma agulha fina (eletrodo) no centro do nódulo a ser tratado, este nódulo é aquecido, com termo lesão tecidual controlada, e assim é feita sua supressão.
A principal vantagem da ablação em face da cirurgia é a preservação total da glândula e da função tireoidiana. Há a resolução de um problema sem a necessidade de um tratamento contínuo.
E o paciente já volta para casa no mesmo dia e através da RFA também é possível tratar nódulos autônomos que produzem hormônios tireoidianos em excesso, o chamado bócio nodular tóxico (doença de Plummer).
Se você tem nódulo na tireoide, e precisa fazer uma punção para saber se pode realizar esse tipo de tratamento, agende uma consulta através dos canais abaixo:
#cirurgiatireoide #tireoidesemcicatriz #cirurgiacabecaepescoço #dicasdesaude #endocrinologia #tireoide #cancerdetireoide #alimentacaosaudavel #dicasdealimentacao #autoexame #autoexametireoide #endocrinologista #ginecologista #dieta #alimentacao #saude #voz #cancer
Kommentare