
A cirurgia da tireoide é sempre feita com anestesia geral, quando utilizamos método convencional realizamos uma pequena incisão no pescoço de aproximadamente 5cm na parte anterior do pescoço, a cicatriz é algo que muitas vezes preocupa nossos pacientes, porém muitas vezes ela fica discreta, e apesar de hoje termos um método alternativo para isso alguns casos a cirurgia pelo método convencional é a melhor escolha.
Depois da identificação da glândula no pescoço partimos para parte mais delicada que é a dissecção do nervo laríngeo-recorrente, esse nervo é extremamente delicado e sempre que possível lançamos mão de um equipamento que faz a monitorização dele e utilizamos uma lupa que aumenta 2,5x a nossa visão. Nesse momento também identificamos e preservamos as glândulas paratireoides. Após esses passos, retiramos um dos lados da glândula junto com o istmo e entregamos ao patologista que analisa e nos fornece informações que nos ajuda a decidir a necessidade ou não de retirar o outro lado.
Com a glândula já fora do seu local olhamos toda a região de forma exaustiva para identificar qualquer possível foco de sangramento e então passamos para o fechamento em que utilizamos pontos iguais aos utilizados nas cirurgias plásticas, desse modo deixamos a cicatriz o mais estético possível.
Comments