
Atendendo a pedidos nosso especial de dezembro Laranja de hoje é um guia enxuto com tudo o que você deveria entender sobre foto proteção. Vamos aos principais cuidados:
Sem excessos, especialmente das 10h às 16h. Evite exposição solar nesse intervalo. A combinação da radiação ultravioleta B com a radiação ultravioleta A aumenta o risco de queimadura e câncer de pele.
O filtro deve ser aplicado no mínimo 30 minutos antes da exposição solar direta. No Brasil o FPS recomendado é de no mínimo 30 mesmo para peles mais escuras e de ao menos 50 para peles mais claras. A reaplicação do protetor deve ser realizada a cada 2 horas ou após 20 min na água. Reforçando que não é só na praia: quem trabalha ao ar livre, tem pele muito sensível, ou precisa realizar alguma atividade em horário de sol mais forte deve sim aplicar filtro e/ou utilizar acessórios para proteger a pele. O que dita essa necessidade é a sua rotina.
Proteja todo o rosto. Um estudo constatou que, ao passar filtro solar no rosto, a tendência é esquecer cerca de 10% da face. Orelhas, nuca, região da boca e lábios (busque protetores labiais com fator solar), pálpebras e canto interno dos olhos. Nessa última área tão delicada vale apelar para os óculos de sol, já que diversos filtros podem causar irritação. Ou investir tempo e recursos em alternativas oftalmologicamente testadas.
Por falar em acessórios. Óculos sempre originais e de eficiência comprovada, ou o efeito será revertido (a catarata e a degeneração macular dizem oi)! Lembrando que uso de boné ou chapéu não é frescura. Face, couro cabeludo e pescoço são áreas extremamente vulneráveis.
As cápsulas de foto proteção (ingeríveis) são medida complementar. Auxiliam, mas não substituem o protetor convencional. E é necessário consultar um especialista antes de iniciar o uso.
E não precisa se preocupar, essas medidas não vão detonar suas taxas de Vitamina D. 10 minutos ao ar livre por dia é já suficiente para uma produção adequada de vitamina D, mesmo levando em conta dias nublados.
Comentários