
Além dos alimentos, alguns medicamentos também podem atrapalhar o bom funcionamento da tireoide, por conter substâncias que interferem na produção dos hormônios da glândula. É necessário tomar cuidado com o uso prolongado e ficar atento aos sintomas e aos efeitos colaterais.
Determinados medicamentos podem trazer oscilações nos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Seja potencializando ou reduzindo a produção. São os casos de antidepressivos e de ansiolÃticos.
Outro exemplo são determinados antiarrÃtmicos. Por conter iodo em sua fórmula, podem contribuir para a produção excessiva dos hormônios da glândula.
Em contrapartida, medicamentos com lÃtio, como o utilizado para tratamento de transtorno bipolar, podem comprometer o estÃmulo do hormônio TSH, cuja função é induzir a tireoide a produzir T3 e T4. É importante também ficar atento a medicamentos com Fluoreto ou Cloreto em seus nomes, pois possuem flúor ou cloro em sua fórmula. Em excesso, essas duas substâncias também podem levar a oscilações na glândula. Vale lembrar que as duas concorrem com o iodo na absorção do organismo. Logo, se uma delas estiver em excesso, impede o bom funcionamento da tireoide.
Inclusive, alguns desses medicamentos e, até mesmo, pomadas podem interferir nos resultados do exame de tireoide. Por isso, não deixe de comentar com seu médico o que está utilizando e tente não ingerir essas substâncias por alguns dias, para que o diagnóstico possa ser o mais preciso possÃvel.