
As tireoidites são uma série de doenças correlatas que desencadeiam um processo inflamatório ou infeccioso na tireoide. O que distingue uma e outra é a causa da inflamação, assunto que iremos abordar no post de hoje, com resumo dos principais tipos.
Não dá para falar dessas disfunções sem falar na Tireoidite de Hashimoto, de longe a mais frequente delas, é causada por lapso autoimune em que organismo gera anticorpos contra as células da tireoide. Um processo que a longo prazo resulta em um quadro de hipotireoidismo, exigindo reposição hormonal.
Outro tipo, consideravelmente mais raro, é a Tireoidite de Quervain também conhecida por tireoidite subaguda. Ela surge após uma infecção viral como a influenza, adenovírus, echovírus por exemplo. Essa variedade chama atenção por provocar um quadro clínico muito mais doloroso, tanto que o tratamento consiste principalmente em anti-inflamatórios. Mas nem tudo são desvantagens, a tireoidite subaguda costuma desaparecer sozinha em alguns meses, apenas 5% dos casos perduram e evoluem para hipotireoidismo.
Por fim há modalidades como a tireoidite pós-parto e a tireoidite medicamentosa, de nomes auto explicativos, ambas podem aflorar um quadro de tireotoxicose, a primeira costuma ser transitória, ou seja, há recuperação total da função tiroidiana.
Comments